8 de Novembro de 2011 às 09:01

Inscrições para o 1º Fórum Nacional sobre Invisibilidade Negra vão até dia 18

Estão abertas até o dia 18 as inscrições para o 1º Fórum Nacional sobre Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro, promovido pela Contraf-CUT, que será realizado nos dias 28 e 29 em Salvador, na Bahia. O evento faz parte das atividades que marcam o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O Fórum tem por objetivo organizar e intensificar as ações no combate à discriminação racial nos bancos. Para isso, segundo Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, será realizado um amplo debate com as entidades sindicais e outras representações sociais sobre a participação da população negra no mercado de trabalho, com foco no sistema financeiro.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Eliomar Carvalho, o Fórum será uma ótima oportunidade para discutir com a sociedade por que a contratação dos negros nas instituições financeiras ainda ocorre de forma bastante tímida. "Anteriormente se dizia que o baixo número de negros nos bancos ocorria pela falta de qualificação, porém estudos recentes comprovam que este quadro mudou. Hoje, os negros são qualificados e se há mão-de-obra disponível, por que não existe emprego?", questiona Eliomar.

"A cidade de Salvador é emblemática: 80% da população é negra e boa parte é qualificada, porém quando se entra numa agência bancária não se encontram pessoas negras trabalhando. Discutiremos no Fórum, que este grupo, ainda segregado, também ascenda socialmente e que conquiste igualdade de oportunidades no sistema financeiro", defende Eliomar.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected]. A Confederação solicita que sejam inclusos o nome do participante e a respectiva entidade.

Segundo Deise, "não há limite de vagas por entidade, porém, reiteremos a importância de garantir a representação por gênero, no mínimo 30% de um dos sexos".

A diretora da Contraf-CUT ainda esclarece que não haverá taxa de inscrição, porém transporte e hospedagem são de responsabilidade das entidades representadas.

O evento será realizado no Hotel Sol Barra, na Av. Sete de Setembro, 3577, Porto da Barra, Salvador.

As delegações devem procurar se hospedar no mesmo hotel do evento para facilitar o deslocamento, o que deve ser feito diretamente entre as entidades e o hotel através dos telefones: Sol Barra Hotel, (71) 3418-7000, 3418-7011 ou 3206-0500.

As pessoas devem procurar por Adriana Almeida ou Nildes e informá-la que são participantes do Fórum para fazer a reserva com o preço promocional: hospedagem em quarto single: R$ 150,00 +5% ISS em quarto duplo: R$ 160,00+5% ISS , e tem a opção em quartos triplos que está em torno de 180,00 + 5% ISS.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Dia 28 - segunda-feira

12h - Credenciamento
14h - Abertura: Representação das entidades organizadoras e autoridades
15h - Análise de conjuntura política das relações raciais no Brasil.
17h - Intervalo 15 min
17h20 - O Estatuto da Igualdade Racial e atuação de parlamentares no combate à discriminação
20h - Exibição de filme

Dia 29 - terça-feira