15 de Abril de 2009 às 09:41

Lula abre hoje Fórum Econômico da América Latina

A versão latino-americana do Fórum Econômico Mundial reúne hoje e amanhã mais de 500 acadêmicos, empresários e políticos de 37 países no Rio de Janeiro. Às 11h, no InterContinental Hotel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o evento, que terá a crise econômica global como centro das discussões. Lula falará sobre as "Implicações da Crise Econômica Global para a América Latina".

Ao final da cerimônia de abertura, Lula e o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, certificarão mais quatro empreendedores sociais eleitos pela Fundação Schwab em 2008 na América Latina. "A reunião acontece num momento crucial para a América Latina. Depois da recente cúpula do G20, em Londres, o evento será uma oportunidade para os participantes debaterem como devem ser as respostas da região à crise econômica global", diz Emilio Lozoya, diretor do Fórum Econômico Mundial para a América Latina.

O fórum latino-americano é co-presidido por Jim Goodnight, executivo-chefe da SAS Institute; Lord Levene, presidente do Lloyd's do Reino Unido; Marcelo Bahia Odebrecht, executivo-chefe da Odebrecht Brasil; Ricardo Villela Marino, executivo-chefe para América Latina do Itaú Unibanco; e Timothy P. Flynn, presidente da KPMG Internacional.

Também estarão presentes alguns dos principais executivos brasileiros, como o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo; o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga Neto e o presidente do conselho de administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan.

Entre os membros de governo brasileiro, participam o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente), Dilma Rousseff (Casa Civil), José Gomes Temporão (Saúde) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social); o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

As discussões serão divididas em cinco partes: "Respondendo de Forma Proativa à Desaceleração Econômica", "Construindo Relações entre Regiões", "Integração para Construir um Futuro Melhor", "Políticas Públicas para Crescimento Sustentável" e "Desafios e Oportunidades para um Ciclo de Desenvolvimento Verde".

CÁSSIO AOQUI
PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
da Folha de S.Paulo, no Rio

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros