22 de Janeiro de 2009 às 18:05
Compartilhe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com três ministros e presidentes de cinco bancos federais para discutir medidas para redução do juro bancário ao consumidor. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também participou da reunião no Palácio do Planalto, para avaliação da evolução da crise financeira mundial e seus efeitos internos.
A redução no spread bancário (diferença entre os custos de captação e dos empréstimos bancários) é uma medida reivindicada por empresários e centrais sindicais, de forma a contribuir para que os bancos cortem o custo do dinheiro na ponta tomadora, evitando uma desaceleração maior da economia brasileira com a crise.
Ontem, o Comitê de Politica Monetária do BC cortou a taxa de juros básica Selic em um ponto percentual, para 12,75% ao ano.
Participaram da reunião os ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. E os presidentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Valor Online