13 de Fevereiro de 2008 às 13:46
Até 30 de junho, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o pagamento do PIS para trabalhadores de todo o país, referente ao exercício 2007/2008. O benefício corresponde a um salário mínimo e, até o momento, há o registro de 94,22% de abonos pagos. Quase 700 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep.
Esse abono pode ser retirado com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive em finais de semana. O trabalhador que não tiver o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.
Tem direito ao abono quem foi cadastrado no PIS ou Pasep até 2002, trabalhou pelo menos 30 dias consecutivos ou não em 2006 com carteira assinada por empregador contribuinte do PIS/Pasep e recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais e a empresa tenha informado corretamente seus dados de emprego na RAIS do ano-base de 2006. No caso dos rendimentos, o direito ao saque é dado ao trabalhador que foi cadastrado no PIS/Pasep até 4 de outubro de 1988.
Atualmente, a lei prevê o saque do saldo de quotas do PIS para os seguintes casos: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para reserva remunerada, Aids, câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial a deficiente e idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.
Fenae.Net
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/mais-de-700-mil-trabalhadores-nao-sacaram-o-pis/