10 de Abril de 2023 às 16:00
Saúde
Nesta terça-feira, 11 de abril, os trabalhadores do ramo financeiro preparam um Dia Nacional de Luta em favor da saúde e contra o abuso de metas e o assédio moral, marcando o lançamento da Campanha “Menos Metas, Mais Saúde”.
A campanha foi idealizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o adoecimento físico e mental dos trabalhadores do setor financeiro e tem duração prevista de seis meses.
Os bancários há muito tempo têm um dos maiores índices de LER/Dort do Brasil. O número de trabalhadores que sofrem de distúrbios psicológicos, como a depressão, também aumentou nos últimos anos devido à pressão pelo cumprimento de metas e ao assédio no ambiente de trabalho.
“Os transtornos psicológicos e as LER/Dort são velhos conhecidos da categoria, que há anos é submetida a cobranças e metas abusivas. Precisamos dar visibilidade ao alto número de adoecimento por contas dessas metas abusivas e assédio moral para exterminar com essa prática”, destaca a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
Para se ter uma ideia, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Smartlab), a categoria bancária representa 24% dos afastamentos por doenças mentais e comportamentais no Brasil, o que até 2021 representou 55% nos afastamentos acidentários (B91), um aumento de 25% em relação a 2012.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região vai participar ativamente das ações que marcam o lançamento da campanha nas redes sociais com um tuitaço. A ação será às 11 horas (horário de Brasília) com a hashtag #MenosMetasMaisSaúde, denunciando esse problema à comunidade em geral.
Leia mais: Contraf-CUT lança Campanha Menos Metas, Mais Saúde
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/movimento-sindical-promove-campanha-por-mais-saude-e-menos-metas/