24 de Janeiro de 2011 às 12:05

No dia 26, sindicatos assinam acordo aditivo que combate o assédio moral

No dia 26 de janeiro, representantes dos sindicatos bancários se reunirão em São Paulo, na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo – Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho com os bancos Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, HSBC e Citibank, Caixa Econômica Federal, Safra, Bicbanco e Votorantim.

 

Será um momento importante, afinal, este acordo, resultante da Campanha Nacional do ano passado, tem o objetivo de combater o assédio moral nos locais de trabalho. Os bancos reconhecem a existência do assédio e comprometem-se a declarar explicitamente  condenação a qualquer ato de assédio, visando alcançar a valorização de todos os empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe, em um ambiente saudável.

Já os sindicatos, terão mais autonomia para defender os trabalhadores vítimas do assédio moral. Os bancários poderão fazer denúncias nos sindicatos. O denunciante deverá se identificar para que a entidade possa dar o devido retorno ao trabalhador. O sigilo será mantido e o sindicato terá prazo de dez dias úteis para apresentar a denúncia ao banco. Após receber a denúncia, o banco terá 60 dias corridos para apurar o caso e prestar esclarecimentos ao sindicato.

Fonte: SEEB CG/MS e Região com Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros