29 de Novembro de 2011 às 09:34
Morre em acidente automobilístico o sindicalista Egídio Brunetto
O sindicalita morreu no campo de trabalho
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região bem como todos os trabalhadores do Estado e certamente do País está de luto, pois o movimento sindical brasileiro e internacional perde um companheiro de todas as frentes de batalha, Egídio Brunetto, dirigente do MST (Movimento Sem Terra).
O companheiro Egídio sempre empunhou a bandeira do internacionalismo, das lutas dos povos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Fundador da Via Campesina Internacional, era responsável pela relação do MST com organizações campesinas de todos os continentes. Andou o mundo lutando pela Reforma Agrária, por uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Egídio faleceu na tarde desta segunda-feira, em um acidente de carro no interior do Estado, quando se dirigia para uma atividade no assentamento Itamaraty.
Egídio foi um ser humano muito especial. Filho de camponeses sem terra, trabalhou desde a infância na roça e, sempre muito esperto e indignado, envolveu-se com a pastoral da terra na região de Xanxerê, em Santa Catarina, e se transformou em militante do MST desde a década de 80. Desde então, contribuiu com a organização do Movimento em todo o país e com as lutas dos trabalhadores rurais pela terra, pela Reforma Agrária e por transformações sociais. Militante exemplar, preocupava-se sempre com os cuidados de cada militante. Foi uma pessoa generosa e solidária com todos.
O MST e o povo brasileiro perdem um grande companheiro e um ser humano exemplar, um guerreiro Sem Terra que andou pelo mundo, construindo alianças com a classe trabalhadora. O grande companheiro Egídio nos deixa muitos e belos exemplos de vida, que nos motivarão a seguir o seu legado.
A categoria dos bancários é solidária a dor da família e dos companheiros e companheiras do MST. Temos a certeza que o legado de luta deste companheiro ficará para a história do movimento e do Brasil.
Velório
O velório será nesta terça-feira (29/11), o dia inteiro, em Campo Grande, na secretaria do MST. O endereço é rua Juruema, 309, bairro Taquarussu; No fim da tarde, o corpo será levado de avião para Chapecó, em Santa Catarina. À noite, o velório será na Cooperunião, em Dionisio Cerqueira. O enterro será na manhã do dia 30.
Iaci Terezinha Azamor Torres
Presidente SEEBCGMS
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/nota-de-pesar/