27 de Maio de 2009 às 10:29
O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou nesta segunda-feira, dia 25, que o presidente do Senado, José Sarney, convocará uma sessão do Congresso Nacional para o dia 8 de julho próximo, a fim de colocar em votação o veto do presidente da República à emenda que garantia a aposentados e pensionistas o mesmo reajuste concedido ao salário-mínimo em 2006, que foi de 16,67%.
Esse foi o acordo estabelecido com o presidente José Sarney durante a mobilização dos aposentados, que na tarde desta segunda-feira ocuparam o Plenário e as galerias da Câmara dos Deputados. Eles pretendiam manter-se em vigília durante toda a noite, mas, após o anúncio da proposta, aceitaram seguir com a mobilização no local somente até 22h, acatando pedido formulado pelo presidente da Câmara, Michel Temer.
Paulo Paim informou ainda que Michel Temer assumiu o compromisso de colocar em votação, logo no início do mês de junho, o Projeto de Lei (PL) 01/07, que também contempla os interesses de aposentados e pensionistas. Neste projeto, uma emenda apresentada no Senado por Paim garante que todos os benefícios da Previdência Social sejam reajustados pelos mesmos índices determinados para o reajuste do salário-mínimo.
Outro projeto que os aposentados esperam que seja colocado em pauta para votação na Câmara dos Deputados é o PL 3299/08, que extingue o fator previdenciário .
O senador Paulo Paim participou da mobilização dos aposentados, juntamente com outros parlamentares, e participou das negociações com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Segundo Paim, a proposta que estabelece a votação do veto somente em 8 de julho permite que seja mantida a pressão sobre a Câmara dos Deputados para que os outros projetos sejam aprovados. Paim garantiu que nesse intervalo de tempo os aposentados e seus representantes vão atuar para garantir a aprovação do projeto que acaba com o fator previdenciário.
Fonte: Agência Senado
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/paim-anuncia-que-veto-ao-reajuste-dos-aposentados-sera-votado-em-8-de-julho/