27 de Fevereiro de 2024 às 09:39

PLR é conquista da categoria bancária

Economia

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Desde então, a PLR dos bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores. E graças a mobilização de toda a categoria, junto aos sindicatos, na Campanha Nacional Unificada dos Bancários de 2022,a CCT garantiu para 2023 reajuste de 4,58% (INPC mais 0,5% de aumento real), em todos os valores fixos da PLR.

“É fundamental reconhecer que o lucro das instituições financeiras é resultado do esforço conjunto de todos os trabalhadores. Portanto, é justo que uma parte desse lucro seja destinada aos funcionários, como ocorre através da PLR, possibilitando assim um aumento na remuneração anual dos trabalhadores”, disse a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Impacto na economia

A PLR dos bancários, referente ao exercício 2023, já considerando o pagamento final até março de 2024, injetará, em âmbito nacional, por volta de R$ 7,8 bilhões na economia. As estimativas são do Dieese.

“Esses bilhões de reais vão aquecer o comércio e a economia de milhares de cidades do país que tem agências bancárias. Quando os bancários recebem sua participação nos lucros, esse dinheiro não fica parado. Ele flui diretamente para os comércios locais, restaurantes, mercados e pequenos negócios que sustentam a vida nessas cidades”, destaca a presidente Neide Rodrigues.

Filie-se e fortaleça seu sindicato

2024 é ano da Campanha Nacional dos Bancários e da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. E a força do sindicato e de todo Comando Nacional dos Bancários na mesa de negociação com os bancos depende da união e da mobilização da categoria. Por isso, junte-se a nós e filie-se ao SEEBCG-MS.

Clique aqui e faça sua filiação online. É rápido e fácil.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS