18 de Julho de 2008 às 10:18

Regras sobre tarifas não estão claras para o cliente

Pesquisa do Procon/SP aponta que 70,85% dos clientes desconhecem padronização das tabelas e 66,37% acham taxas mais caras

São Paulo – No final do mês de abril, os bancos foram obrigados, por uma resolução do Banco Central, a deixar mais claro o que é cobrado de seus clientes. As nomenclaturas dos serviços foram padronizadas, com o objetivo de deixar as tabelas de tarifas mais claras e precisas para facilitar a comparação entre os valores cobrados e colaborar com a liberdade do cliente escolher qual instituição financeira cobra menos pelos serviços prestados. Mas o que o consumidor, dois meses após essa mudança, está sentindo no bolso?
 
Uma pesquisa da Fundação Procon/SP revela que a maioria (66,37%) acredita que as tarifas cobradas pelos bancos ficaram mais caras no mês de maio. A resolução que visa disciplinar a cobrança de tarifas ainda não caiu no entendimento de muitos consumidores. A enquete apurou que 70,85% das pessoas desconhecem as novas regras.
 
Dentre aqueles que afirmaram conhecer o assunto, pouco menos da metade (49,23%) acha que as informações das tabelas de tarifas ficaram mais claras e precisas. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionário via internet (site da Fundação Procon/SP), respondido por 223 pessoas.
 
Para o Procon, a padronização na nomenclatura das tarifas bancárias representa um avanço na relação entre consumidor e instituição financeira. No entanto, a pesquisa revela a dificuldade encontrada para enquadrar o seu perfil de correntista a uma das opções disponíveis pelas entidades. Dos entrevistados que responderam conhecer as novas regras, menos de 44,6% conseguiram optar por uma das opções oferecidas, sendo que 13,7% declararam que decidiram mudar para um banco com tarifas mais atraentes.
 

Gisele Coutinho, do Seeb/SP, com Procon/SP
 

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