19 de Dezembro de 2020 às 09:00
2020
O ano de 2020 foi marcado por mobilizações e debates sobre a igualdade de oportunidade e a luta contra o racismo. Logo no início do ano, em março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região promoveu uma palestra para debater a violência contra as mulheres. A palestrante foi a advogada e militante do movimento Marcha Mundial das Mulheres, Fabiana Pereira Machado.
Esta realidade também circunda trabalhadoras bancárias, já que a violência contra a mulher atinge todas as classes sociais. Pensando nisso, o sindicato e demais entidades sindicais assinaram um acordo que prevê canal de atendimento às bancárias vítimas de violência.
Os bancos tiveram 30 dias para a implementação do canal, que garante orientação para gestores e demais empregados, acolhimento às vítimas, por equipe devidamente orientada para este fim, e medidas protetivas.
A defesa das minorias não parou por aí no ano de 2020, tornando-se ainda mais urgente já que dados revelaram que a pandemia descortinou a discriminação racial no mercado de trabalho e aumentou o número de mulheres vítimas de violência doméstica.
Além do reforço da igualdade durante as negociações da Campanha Nacional dos Bancários, o sindicato realizou diversas ações durante novembro, mês da Consciência Negra. Com tuitaços, matérias sobre o assunto e mobilizações, o SEEBCG-MS ampliou o debate contra o racismo. No dia 20 do mesmo mês, um protesto aconteceu em frente à agência do Bradesco, localizada na esquina da Av. Afonso Pena com a R. Calógeras, com distribuição de panfletos sobre a luta do povo negro.
Manifestações virtuais também foram realizadas nacionalmente em defesa da inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD), no combate à violência contra a mulher e em defesa das mulheres.
Longe de acabar, a discussão sobre igualdade de oportunidades foi novamente debatida durante reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na primeira quinzena de dezembro. Na pauta estavam o andamento do programa e os canais de acolhimento de bancárias vítimas de violência e formas de inclusão de jovens negros e negras no mercado de trabalho do setor.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/retrospectiva-2020-movimento-sindical-reforca-importancia-da-defesa-pela-igualdade-e-luta-contra-racismo/