1 de Novembro de 2021 às 15:48

Saúde do homem: Novembro é um mês de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul

Neste mês, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS  e Região, mais uma vez, apoia a campanha “Novembro Azul” cujo objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Além de mudar o layout do site em apoio à campanha, o sindicato busca sempre reforçar a importância da prevenção e conscientização dos bancários, com campanhas voltadas para saúde e bem-estar.

Se outubro é um mês dedicado às mulheres com o “Outubro Rosa”, novembro é dedicado aos homens, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um tipo de câncer que está entre os mais comuns quando se trata da saúde do homem, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve os tumores do tipo malignos. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e cerca de 3 milhões convivendo com ela.

Alguns fatores podem aumentar os riscos de ter o câncer, como, por exemplo:

A idade: no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com o câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

História de Câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram o câncer de próstata, possuem maior probabilidade de terem a doença.

Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco deste tipo de câncer em homens com peso corporal elevado. 

O câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado - quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Alguns dos sintomas, na fase avançada do câncer, são: 

  • Dor óssea

  • Dores e dificuldades ao urinar

  • Vontade de urinar com frequência

  • Sangue na urina 

A única forma de possibilitar a cura para o câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, é de extrema importância procurar um médico especialista para conversar sobre os tipos de exames, que são dois:

Toque retal: permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Exame de PSA: exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. 

Especialistas recomendam, como medida mais eficaz para a prevenção dessas doenças, a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas, além da realização de exames periódicos.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros