6 de Setembro de 2010 às 09:55
Compartilhe
Saúde: Prática do Yoga auxília na redução do estresse
Em matéria apresentada pelo Globo Repórter (no dia 27 de agosto), os bancários foram destaque. Infelizmente, apresentados como uma das categorias que apresentam o maior índice de estresse. De acordo com a repórter Rosane Marchetti, os bancários são os trabalhadores que ocupam o terceiro lugar no ranking do alto nível de estresse. Em primeiro estão os policiais e em segundo os controladores de vôo e motorista de ônibus.
O estresse profissional afeta 69% da população brasileira. Os motivos para esta estatística são vários, no entanto na categoria bancária a constante cobrança por metas abusivas, o assédio moral e o medo gerado pela falta de investimento em segurança são os principais causadores deste mal.
A ex-bancária Ana Lúcia Moraes de Souza bem sabe bem desta realidade. Ela trabalhou no Bradesco por 24 anos. Neste período descobriu uma forma de vencer o estresse através da prática do Yoga. Os benefícios para a sua saúde foram tão positivos que ao deixar de trabalhar no banco, ela tornou-se professora de Yoga.
Leia o texto elaborado pela professora Ana Lúcia e saiba como o Yoga pode melhorar a sua vida:
Fui bancária por 24 anos e conheço o Yoga há 9 anos. Tenho experiência de como o dia-a-dia do bancário é estressante. É muito importante buscarmos ajuda.
Hoje a maioria das pessoas estão ficando incapacitadas de exercerem suas funções profissionais. Deixando de ter uma vida saudável as pessoas ficam deprimidas, (psicologicamente e emocionalmente). Atingindo a condição física, devendo recorrer a afastamentos e as burocracias dos órgãos como o INSS.
O Maior objetivo do yoga é acalmar a mente.
Desde tempos imemoriáveis o homem é submetido a estímulos que o fazem a adaptar a novas situações.
Um médico chinês a 2.600 A.C., por exemplo, já dizia:
“Mas, o mundo atual é um mundo diferente, os sofrimentos, as calamidades e o mal causam amarguras internas, a desobediência e a rebelião as influencias maléficas nos assolam desde cedo pela manhã até tarde da noite. Elas prejudicam a mente, e reduzem a inteligência além de prejudicar os músculos e o corpo como um todo”.
Levando em consideração esta afirmação, podemos imaginar que o Estresse não é um privilégio do homem de hoje, ele é contemporâneo ao homem.
O Estresse é uma reação do nosso corpo para ajudá-lo a escapar de situações perigosas, ameaçadoras. Na verdade nos sentimos ameaçados por alguma coisa que gera a necessidade adaptativa. E essa necessidade adaptativa deve elevar nossa ativação corporal e depois isto deve acabar.
O problema é quando esta ativação corporal, mental, intelectual, psicológica, permanece por muito tempo. Mesmo que o estímulo na pessoa já tenha acabado, muitas vezes, passamos por uma situação que nos altera internamente: uma fechada no trânsito, alguém nos dá o troco incorreto e achamos que é de propósito ou qualquer outra situação, batemos o carro, alguém da família passa mal, e aí convivemos com a necessidade de nos adequar a aquela situação.
Quando a situação passa não devemos continuar com aquele problema na nossa mente.
O Yoga nos oferece uma forma de nos distanciar, treinar o distancionamento do problema. Não somos o problema e nem o temos, mas, devemos resolvê-lo.
Assim, através de Práticas, Alongamentos, os Ásanas, Práticas Respiratórias, você vai tranqüilizando a Mente. O Estresse tenciona os músculos e altera a respiração.
Os músculos alongados, e a respiração tranqüilizada, informa a sua mente que a situação não é mais de perigo, que você pode se “desarmar”.
Tudo o isso é receita do Yoga.
Sou professora de Yoga e quero deixar como proposta aos colegas bancários para conhecer este método tão importante para uma vida saudável.
Ana Lucia Moraes de Souza – Telefone: 67-9985-7596.
Aulas personal e em grupos.
Todas as terças e quintas-feiras às 17h30minh e 06h30minh da manhã.
Espaço Isa Yasmim – Rua Amazonas 3024 – Sl 4 – (2 quadras antes do Clube Estoril).