23 de Maio de 2022 às 08:00

SEEBCG-MS celebra 63 anos de história e reinauguração da sede

63 anos SEEBCG

Neste ano, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região completa 63 anos. E para celebrar as conquistas e lutas da categoria e a reinauguração da sede que passou por uma grande reforma, o sindicato convida os bancários para comemorar no dia 25 de maio, quarta-feira, a partir das 18h30, que será sede do SEEBCG-MS - Rua Barão do Rio Branco, 2652.

O sindicato é fundamental na luta por direitos e em defesa da democracia no Brasil. Ao longo destes 63 anos de existência do SEEBCG-MS, a categoria se manteve forte e atuante. Comemorar esta data é lembrar de uma trajetória em que a participação e organização dos trabalhadores garantiram muitos direitos.

História

A história do sindicato começa no dia 25 de maio de 1959, quando um grupo de jovens bancários se reuniu para a criação da Associação Profissional dos Empregados Bancários de Campo Grande. Em 1963, por meio da Carta Sindical outorgada pelo Ministério do Trabalho a Associação tornou-se o Sindicato dos Trabalhadores em Atividades Bancárias de Campo Grande.

Em 1992, foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho que passou a vigorar em todo país e com conquistas importantes para todos os bancários: aumentos reais de salários todos os anos (doze anos consecutivos de aumento salarial acima da inflação), licença-maternidade de seis meses, PLR, extensão de direitos a casais homoafetivos, cesta-alimentação, vale-cultura, entre outras.

E, em função da tradição de luta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, a entidade passou a integrar, a partir de 2007, o Comando Nacional dos Bancários, órgão colegiado responsável pelas principais decisões sobre as campanhas bancárias em todo Brasil.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS