1 de Outubro de 2020 às 14:21

SEEBCG-MS reforça importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa

O mês de outubro começa nesta quinta-feira (dia 1º) e, com ele, se inicia a campanha voltada para a conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região sempre se mostrou atuante em prol da saúde das bancárias e, além de mudar o layout do site em apoio à campanha, reforça a importância da prevenção com campanhas voltadas para a conscientização das bancárias.

Este ano, mesmo com a preocupação voltada para a pandemia do coronavírus, é importante manter-se atenta na prevenção do câncer de mama, pois este é o câncer mais incidente na população feminina mundial e brasileira.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos) e, em 2020, a estimativa é de que 66.280 novos casos tenham sido registrados. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

“Este ano está difícil para todos, mas precisamos reforçar a importância das bancárias não deixarem sua saúde em segundo plano, mesmo com todo o estresse que estamos vivendo atualmente. A prevenção é importante e todas precisam fazer a sua parte, realizando os exames de rotina e lembrando sempre do autoexame das mamas”, afirma a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Os principais sinais do câncer de mama são a presença de um caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região das axilas ou pescoço; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações podem ser identificadas pelas próprias mulheres por meio da observação e palpação das mamas ou por exame clínico realizado por um médico ou enfermeiro. A doença também pode ser diagnosticada por meio da mamografia. Para as mulheres entre 50 e 69 anos, a recomendação é que a mamografia seja realizada a cada 2 anos.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS