25 de Abril de 2025 às 16:08
COP30
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região sediou, nesta sexta-feira, 25 de abril, a Jornada Nacional de Debates “Trabalho, Meio Ambiente e Transição Justa-Rumo à COP 30”, realizada pelo DIEESE em Mato Grosso do Sul, em conjunto com as centrais sindicais e apoio do Labora - Fundo de Apoio ao Trabalho Digno.
O debate foi conduzido pela economista e socióloga Renata Belzunces, técnica do DIEESE, que estuda os temas da transição justa, trabalho e meio ambiente. A iniciativa faz parte da preparação da classe trabalhadora para o 1º de Maio e para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).
A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, esteve presente na mesa de abertura e destacou que a discussão da pauta ambiental e da transição justa nunca foram tão necessárias, já que atualmente o mundo passa por um momento complexo no contexto climático.
“Essa discussão é de extrema importância. Estamos vivendo um momento bastante difícil na crise climática, por isso, precisamos ter conhecimento e entender o que está acontecendo para juntos achar uma solução. Precisamos de propostas que garantam desenvolvimento sustentável com justiça social e trabalho decente”, afirma a presidente. Neide Rodrigues, que é vice-presidenta da Fetec Centro-Norte, também destacou que a federação e seus sindicatos filiados têm discutido ativamente os principais pontos de conexão entre o meio ambiente e o mundo do trabalho, até porque a região Centro-Norte do país concentra os quatro biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Durante o encontro, foram debatidos temas como geração de empregos verdes; requalificação profissional; políticas públicas para um desenvolvimento sustentável e impactos das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis. A meta é construir propostas sólidas para serem apresentadas nas mesas de negociação e fóruns nacionais e internacionais ligados à COP 30.
A COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) será realizada em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência, incluindo líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil e do movimento sindical.
Os principais temas em discussão na COP 30 incluem: 1. Redução de emissões de gases de efeito estufa. 2. Adaptação às mudanças climáticas. 3. Financiamento climático para países em desenvolvimento. 4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono. 5. Preservação de florestas e biodiversidade. 6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/seebcg-ms-sedia-debate-que-discute-meio-ambiente-e-o-mundo-do-trabalho/