1 de Novembro de 2011 às 09:30
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região acaba de receber a confirmação de sua filiação ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), tornando-se um dos primeiros sindicatos de Mato Grosso do Sul a fazer parte deste importante instituto de pesquisa nacional.
Ainda durante a campanha eleitoral pela direção do sindicato, a então candidata a presidenta, Iaci Torres Azamor havia feito o compromisso com a categoria de filiar a entidade ao órgão de pesquisa com o objetivo de receber todas as orientações necessárias para ajudar no cotidiano do sindicato, especialmente na elaboração de estudos e análises estatísticas de dados socioeconômicos, para responder às demandas da categoria. “Havíamos feito o compromisso com a categoria de ajudar a trazer para o Estado um escritório do Dieese para nos orientar no nosso cotidiano sindical e agora estamos cumprindo essa promessa”, disse a presidenta.
Fundado em 1955 pelo movimento sindical brasileiro, o Dieese desenvolve pesquisas que fundamentam as reivindicações dos trabalhadores. Ao longo de 50 anos de história, a instituição conquistou credibilidade nacional e internacionalmente. Reconhecido como instituição de produção científica, o órgão atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação. Os eixos temáticos que orientam toda a produção da entidade são emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas. Visando ao aprofundamento de estudos relacionados a seus eixos temáticos, além dos trabalhos regularmente desenvolvidos para o movimento sindical, realiza ainda projetos em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, nacionais e internacionais.
O Dieese é uma entidade de abrangência nacional. Toda a produção da entidade é estruturada a partir de três tipos de unidades de trabalho, localizadas em vários Estados e no Distrito Federal. Os escritórios regionais são criados para desenvolver regionalmente os trabalhos de assessoria, pesquisa, educação e atender às entidades locais filiadas.
Mato Grosso do Sul está concluindo a instalação da 18ª filial da entidade e será muito importante para a elaboração de estudos e análises estatísticas de dados socioeconômicos, respondendo às demandas do movimento sindical sul-mato-grossense e servindo de orientação para implantação de políticas públicas. Com a filiação do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região ao Dieese fica mais próxima a instalação e atuação deste órgão no Estado.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/seebcg-recebe-confirmacao-de-sua-filiacao-ao-dieese/