10 de Abril de 2025 às 19:25
Luta
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realizará na terça-feira, 15 de abril, às 19h (horário de Brasília), seminário virtual para discutir a “A Inserção das Mulheres no Trabalho e na Ação Sindical no Ramo Financeiro” e lançar pesquisa sobre o tema com os dirigentes sindicais das entidades filiadas, com o objetivo de fortalecer a luta dos sindicatos na defesa dos direitos das mulheres.
“A pesquisa pretende explorar diversos tópicos fundamentais, que vão desde a percepção do feminismo e a luta pela igualdade salarial até a inclusão de cláusulas de gênero nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Além disso, abordará questões críticas como violência doméstica, assédio moral e sexual, que impactam diretamente a vida e a saúde das bancárias”, explica Elis Regina Camelo Silva, secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN, que está organizando o seminário.
“O aprofundamento dessas temáticas é importante para contribuir para que os sindicatos sigam aprimorando o acolhimento, proteção e promoção dos direitos das mulheres, a partir da perspectiva de gênero. Garantindo assim que cada vez mais as vozes de todas as trabalhadoras sejam ouvidas e respeitadas”, acrescenta Elis Regina.
O seminário de pré-lançamento da pesquisa pretende compartilhar experiências, debater desafios e explorar estratégias que promovam um ambiente de trabalho mais justo e equitativo, visando ampliar e qualificar essa discussão entre os dirigentes sindicais das entidades filiadas.
O seminário será coordenado por Elis Regina e terá apresentações da economista do Dieese Paula Reisdorf e da advogada Phamela Godoy. Paula fará exposição sobre a inserção das mulheres no ramo financeiro e Phamela abordará as conquistas das trabalhadoras do ramo na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
As secretárias de mulheres dos sindicatos de Brasília e do Pará e a representante do projeto em Rondônia, Gésica Capato, farão uma fala sobre os resultados do Projeto Basta! Não irão nos calar.
Portanto, a Fetec convida todos os sindicatos a participarem do seminário e se engajarem ativamente tanto no seminário quanto naa pesquisa. “Juntos, temos a oportunidade de construir um futuro em que a igualdade de gênero e os direitos das trabalhadoras sejam prioridade em todos os espaços de trabalho, reconhecendo que a luta pela igualdade de gênero é uma responsabilidade coletiva que pertence a todos nós”, conclui Elis Regina.
Por: Fetec
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/seminario-na-proxima-terca-15-vai-debater-insercao-das-mulheres-no-trabalho/