14 de Dezembro de 2012 às 15:04

Seminário sobre o Sistema Financeiro Nacional começa em Campo Grande

SFN

Teve início nesta sexta 14 e segue até sábado 15, o Seminário sobre a Regulamentação do Sistema Financeiro Brasileiro. Com o Título ‘1° Seminário Centro-Norte – Sistema Financeiro Nacional’, o evento está discutindo ‘o papel do sistema financeiro no desenvolvimento socioeconômico do país.

Com a participação de estudantes, trabalhadores, entidades de classe e sociedade em geral, o Seminário tentará entender como funciona atualmente o sistema financeiro nacional e mundial  e discutir qual modelo de sistema financeiro queremos para o Brasil.

O evento acontece na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de MS e teve início às 13 horas  com a inscrição dos participantes das palestras e dos GTs. Em seguida houve a mesa de abertura.

Ao todo serão ministradas cinco palestra: A Importância do Sistema Financeiro para o Desenvolvimento Econômico será ministrada, Sistema Financeiro e a Crise como Possibilidade apresentada, Políticas governamentais anticíclicas e contrapartidas dos beneficiados será,  A Crise Econômica Espanhola: O Papel dos Sistema  e SFB e [des]regulamentação do Art. 192.

No sábado é a vez do dos grupos de trabalho deliberaram. Logo após haverá a sistematização das ideias e a conclusão dos trabalhos. Os grupos de trabalho não se extinguem ao final do seminário. A ideia é que a temática seja discutida ao longo do ano que vem, para que às propostas sejam levadas a uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro a ser realizada ano que vem.

A presidenta do Sindicato dos Bancários, Iaci Azamor Torres afirmou em sua saudação inicial que a participação da sociedade de modo geral ajudará a far força ao movimetno que pretende mudar o sistema para melhor. "Esse é o ponta-pé inicial para uma mobilização que deve discutir e apresentar soluções para a mudança do SFN". O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul verão, lembrou em sua fala o esforço do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região em realizar em tempo record o 1° Seminário Centro-Norte – Sistema Financeiro Nacional. "A atidute corajosa do SEEB-CG em realizar esse primeiro seminário será coroado com um movimento nacional", afirmou Verão.