25 de Setembro de 2023 às 08:00
Setembro Amarelo
No mês dedicado à prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região faz um alerta para o adoecimento mental da categoria bancária. O assunto foi abordado pelo secretário de Saúde e Condições de Trabalho do SEEBCG-MS, Everton José Gaeta Espindola, em entrevista concedida ao jornal da CBN Campo Grande na manhã da última sexta-feira (22).
A entrevista teve como foco a saúde mental e emocional dos profissionais do setor financeiro e os desafios que enfrentam no ambiente de trabalho. Dados da consulta nacional feita junto aos trabalhadores do ramo financeiro este ano revelam que mais de 40% dos bancários fazem uso de medicamentos controlados. Outro dado alarmante é que, mesmo representando apenas 1% do emprego formal, os bancários somam 25% dos afastamentos por doenças mentais e comportamentais no Brasil.
O secretário enfatizou que a pressão constante por parte dos bancos é uma das principais causas do aumento do estresse e dos problemas de saúde mental entre os profissionais do setor.
“O principal fator que adoece hoje é a pressão que as organizações impõem sobre os trabalhadores. Por isso é preciso pensarmos no modelo de sociedade que queremos, pois ele é extremamente desigual, consumista e que cobra resultados constantes como se você fosse uma máquina de gerar resultados. É fundamental que os bancos e as instituições financeiras adotem práticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, levando em consideração o bem-estar mental dos funcionários, mas infelizmente isso não acontece por conta da ganância de capital”, afirmou.
Assista à entrevista na íntegra:
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/setembro-amarelo-secretario-de-saude-do-seebcg-ms-alerta-para-adoecimento-mental-da-categoria-em-entrevista-a-cbn/