27 de Janeiro de 2009 às 12:08

Setores mais atendidos com recursos públicos lideram demissões

São Paulo – Os cinco setores que mais fecharam postos de trabalho com carteira assinada no fim do ano também são os que mais receberam recursos públicos em 2008. Um cruzamento feito pela Folha de S.Paulo a partir de dados do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Ministério do Trabalho apontou que essas empresas receberam R$ 16,9 bilhões do banco, ou seja, 21% do total de desembolsos entre janeiro e novembro de 2008.

Nesse período, o banco concedeu R$ 78,5 bilhões para empresas investirem, com os juros mais baixos cobrados no sistema financeiro brasileiro, que ficam em torno de 9% anuais. A taxa média para empresas que tomam empréstimos no país é de 31,2% (último dado do Banco Central).

Fábio Jammal Makhou, do Seeb/SP, com Folha de S.Paulo