8 de Novembro de 2024 às 09:11
Cultura
A noite de quinta-feira, dia 7, foi marcada por um evento cultural no Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região que abriu suas portas para o lançamento do livro em quadrinhos “Garcia – Luta, Fé e Justiça”, de autoria do bancário do Banco do Brasil e delegado sindical, Olímpio Leme.
Estiveram presentes no lançamento a presidente do sindicato, Neide Rodrigues, e os diretores Rubens Jorge Alencar, José dos Santos Brito e Luciana Rodrigues, representando a categoria bancária.
Em seu discurso, Neide destacou o orgulho da classe bancária pelo trabalho de Olímpio. “Sabemos que a rotina bancária é desafiadora, com muitos colegas enfrentando problemas de saúde mental devido às altas metas. É inspirador ver você aqui hoje, tão feliz e realizado, concretizando um sonho de criança. Ter um escritor entre nós é motivo de grande orgulho. Sua dedicação em produzir um trabalho tão completo nos comove”, destacou a presidente.
Esse é o primeiro trabalho autoral de Olimpio, que teve financiamento do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS). A HQ foi totalmente ilustrada pelo autor, que também assina o roteiro.
"Desde os dois anos de idade que eu me reconheço como desenhista e eu tive forte influência do meu pai, que era arquiteto. Ele me apresentou ao mundo das tintas nanquim e dos lápis, despertando em mim uma paixão pela arte que nunca mais me deixou. Sempre fui fã de quadrinhos, que abriram portas para a literatura na minha vida”, compartilhou Olímpio.
A obra, publicada pela Life Editora, transporta os leitores para o século 19, época da colonização portuguesa. A trama gira em torno de Januário Garcia Leal, um homem comum que, diante do brutal assassinato de seu irmão, embarca em uma jornada em busca de vingança contra os responsáveis pelo crime.
"Essa história me foi contada pelo meu pai quando eu era criança, e nunca a esqueci. Com essa oportunidade de publicar um livro, quis resgatar a história e a memória da minha família e da cultura de Mato Grosso do Sul", disse Olímpio.
O bancário destacou a sua experiência no banco para elaborar o projeto do livro: “Minha trajetória no banco foi crucial para a criação deste livro. A experiência em negociação, planejamento estratégico e análise de cenários socioeconômicos me proporcionou as ferramentas necessárias para desenvolver o projeto”.
O evento reuniu colegas de trabalho, amigos, familiares e fãs de quadrinhos, celebrando o lançamento dessa obra que une história e cultura.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/sindicato-abre-as-portas-para-lancamento-do-livro-de-quadrinhos-de-bancario-do-bb/