25 de Junho de 2020 às 11:25

Sindicato apoia campanha SOS Xavante para conter pandemia em comunidade indígena

Solidariedade

A pandemia da Covid-19 avança rapidamente sobre as populações mais vulneráveis, entre elas, as nações indígenas. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), na terça-feira (dia 23), já havia 7.753 casos confirmados de contaminação em 111 povos, com 347 mortos. Mais da metade dos 800 mil indígenas brasileiros vive na região Norte e Centro-Oeste. Há estimativas de que a pandemia pode dizimar 40% de toda essa população, se não houver ações concretas e rápidas de contenção do coronavírus. Os cerca de 22 mil Xavante, quase todos habitando o Mato Grosso, estão entre os mais fragilizados e precisam de proteção de emergência.

Por isso, a Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) uniu-se à Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt) e ao Condisi Xavante (Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante) lançou, nesta quarta-feira (24 de junho), a campanha A'UWE TSARI – SOS XAVANTE.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região também apoia a campanha, já que todos os sindicatos filiados à Fetec-CUT participarão ativamente da campanha.

Representando o SEEBCG-MS, a presidente Neide Rodrigues participou da live do lançamento da campanha, nessa quarta-feira (dia 24). Segundo ela, o sindicato sempre participa ativamente de atos de cidadania, tanto em prol dos bancários, como também da comunidade em geral.

“Estamos felizes em estar ao lado do povo indígena. Em Mato Grosso do Sul, há um grande número dessas comunidades e, nesse momento tão crítico de pandemia, não poderíamos ficar de fora. Vamos acompanhar e divulgar a campanha para que os bancários e a sociedade em geral tenham consciência da importância de ajudar as comunidades indígenas”, afirmou em seu pronunciamento durante a live exibida pelo página do facebook SOS Xavante.

O objetivo da campanha é arrecadar fundos para levar atendimento médico via unidade de isolamento avançada, testes rápidos e garantir segurança alimentar e prevenção do contágio na comunidade.

Para ajudar, é só acessar o link da campanha aqui e fazer a doação.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS