29 de Agosto de 2008 às 12:00

Sindicato assina acordo pela paz em Pedro Gomes

Sindicato assina termo de cooperação por paz em Pedro Gomes

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região assinou no último dia 20 de agosto o termo de cooperação técnica que objetiva a implantação do projeto “Pedro Gomes: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Paz”, voltado principalmente para a manutenção de uma unidade do Banco do Brasil em Pedro Gomes, município que nos últimos três anos viu a unidade do BB ser assaltada por três vezes. Em todos os casos, os crimes ocorreram de forma violenta, remetendo o município ao século XIX, quando a região do hoje Mato Grosso do Sul era mais conhecida por crimes de pistolagem, desordem e pelo medo entre os cidadãos.
 
O Seeb, representado pela presidente em exercício, a secretária-geral Iaci Terezinha Rodrigues Azamor Torres, assinou o referido termo ao lado da Superintendência do Banco do Brasil no Estado, o governo de Mato Grosso do Sul – através do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini –, a prefeitura de Pedro Gomes, Associação Comercial e Industrial e Sindicato Rural do município e o Poder Judiciário. Em suma, o documento instituiu as atribuições que cada entidade terá na manutenção da paz e integridade da sociedade de Pedro Gomes, no âmbito da segurança pública, neutralizando a “atratividade” que o município tem para ações criminosas.
 
“Nosso trabalho se dará no âmbito da agência e dos bancários. Iremos realizar avaliações, definir quadros de pessoal e as condições de trabalho para quem for deslocado ao BB. Teremos como meta também divulgar a existência desse acordo entre a categoria”, afirmou Iaci, na expectativa de que, desta vez, serão tomadas medidas à altura para se conter a criminalidade na região norte. “Desta vez, cremos que as medidas surtirão o efeito desejado, já que no final do ano passado acionamos o governo estadual, mas vimos que as ações não surtiram o impacto desejado”, pontuou.
 
A Sejusp se responsabilizou pelo aumento do efetivo de segurança – policiais, armas e veículos – para coibir a possível manifestação de bandidos na região, mantendo ronda constante nas imediações da agência do BB, que é o único banco do município. A prefeitura, por sua vez, irá ceder alojamento e alimentação para os policiais e criar meios para que o funcionalismo adote sistemas eletrônicos para pagamentos e movimentações financeiras – o que também será feito pela Associação Comercial e o Sindicato Rural. O Judiciário dará orientações ao Conselho Comunitário de Segurança.
 
O banco, por sua vez, será responsável por mobilizar todas as partes integrantes do projeto a cumprirem seus papéis, além de providenciar a construção de uma nova agência (melhor localizada) e promover as alterações necessárias no quadro de pessoal do BB. O acordo irá vigorar por tempo indeterminado.
 
A agência do BB de Pedro Gomes é estratégica para o município, porém, sofre com a falta de segurança no município, que de 2006 para cá viu a instituição ser assaltada três vezes da mesma forma: grupos armados invadem a cidade, metralham o prédio e levam grandes quantias em dinheiro, além de reféns. “Os valores financeiros pouco importam nesse caso, já que os bancários, nosso maior patrimônio, são quem realmente sofrem com a falta de segurança. Os danos psicológicos e até físicos, em alguns casos, são irreparáveis. Precisamos por um fim nessa situação, constrangedora para nós, para a cidade e para o Estado”, pontuou Iaci.
 
Além de Pedro Gomes, agências bancárias de Costa Rica e Alcinópolis foram assaltadas neste mês, em um curto espaço de tempo. Suspeitou-se da ação de um mesmo grupo criminoso nos três assaltos.
 

Secretaria de Imprensa e Comunicação
 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros