11 de Abril de 2025 às 11:42
Saúde
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região esteve presente na manhã desta sexta-feira, 11, na 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Campo Grande, que acontece na Câmara Municipal.
O secretário de assuntos jurídicos do sindicato, Vicente Cleber Aires Rodrigues, participa do encontro que promove debates sobre uma das principais pautas da categoria bancária: políticas públicas voltadas à saúde no ambiente laboral.
De acordo com Cleber, as questões que envolvem saúde são de suma importância para o sindicato, uma vez que o adoecimento prejudica não apenas o desempenho da função, mas a vida do trabalhador e trabalhadora.
“Para nós é muito importante acompanhar as discussões sobre o assunto e saber o que as autoridades das instituições responsáveis pela saúde estão dizendo. A saúde do trabalhador bancário é uma das principais bandeiras de lutas da nossa entidade sindical, assim, defendemos um ambiente de trabalho acolhedor, de respeito, apoio e sem metas abusivas. Para garantirmos a saúde do trabalhador, devemos praticar a prevenção, o cuidado e a proteção”, afirmou Cleber.
Um dos temas debatidos na conferência é sobre as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores, assunto que envolve também a digitalização que se estende por diversos setores, inclusive do ramo financeiro. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, apesar da importância, há alguns pontos que precisam de atenção geral para não se tornar um problema para os trabalhadores.
“A digitalização hoje passa por todas as áreas e, consequentemente, exige mais produção do trabalhador, acarretando nas cobranças de metas, ambiente de trabalho mais estressante, etc. Isso faz com que o trabalhador se sinta mais pressionado e ansioso e, dessa forma, o adoecimento vem junto. Então, esse mundo digitalizado é um ganho, não tem como voltar atrás, mas ao mesmo tempo não podemos deixar de lado e esquecer da proteção e cuidados”, alerta o secretário.
Com o compromisso de promover um ambiente de trabalho mais saudável, digno e seguro, o Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realiza durante toda esta sexta-feira (11), a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Campo Grande.
O evento reúne trabalhadores, gestores, prestadores de serviços, usuários e representantes de movimentos sociais para debater políticas públicas voltadas à saúde no ambiente laboral.
As palestras, rodas de conversa e debates estão organizados em três eixos temáticos:
A iniciativa visa fortalecer a construção coletiva de diretrizes que possam nortear políticas públicas de saúde do trabalhador em nível municipal, estadual e nacional.
Link: https://sindicario.com.br/noticias-gerais/sindicato-dos-bancarios-debate-saude-do-trabalhador-e-as-novas-relacoes-de-trabalho-em-conferencia-municipal/