22 de Março de 2013 às 17:30

Sindicato dos Bancários faz Planejamento Estratégico para os próximos dois anos

Planejamento Estragégico

Começou nesta sexta-feira (22) pela manhã e segue até à tarde de sábado o Planejamento Estratégico do Sindicato dos Bancários de Campo Grande MS e Região. Com o assessoramento da Contraf-CUT, através de seu presidente Carlão e do secretário de Mobilização do Ramo Financeiro da entidade, Miguel Pereira.

O objetivo dos trabalhos é garantir a agenda estratégica do SEEB-CG para os próximos dois anos de gestão e assim organizar a luta sindical.

Na abertura do evento Carlão fez uma explanação sobre conjuntura internacional e nacional. O presidente da Contraf-CUT falou sobre crise econômica internacional e o modelo brasileiro de contorno à crise através da oferta de crédito e diminuição dos juros pelos bancos públicos, BB e Caixa.

Segundo Carlão essas medidas ajudaram o mercado brasileiro a conseguir que o consumo interno segurasse a crise. De fato o consumo das famílias brasileiras tem crescido frente a baixa retomada a indústria.

Carlão, porém alertou que o crescimento econômico deve estar atrelado a um modelo de desenvolvimento inclusivo, que passa necessariamente pela distribuição de renda.

A reforma do sistema financeiro, bandeira levantada pelos bancários de todo o país na 14° Conferência Nacional dos Bancários, realizado em 2012 em Curitiba-PR, também foi abordado pelo presidente como fator mobilizador, não só da categoria como da classe trabalhadora. Recentemente a presidenta Dilma topou o debate da realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro.

Planejamento

O secretário de Mobilização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, desenvolveu um debate no sentido organizativo do SEEB-CG, através do planejamento. Para o próximo período a entidade tem diversas tarefas como a participação no Congresso Estadual da CUT, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril em Corumbá, a realização dos encontros estaduais da Caixa e do BB, assim como o encontro estadual dos Bancários, juntamente com o Sindicato de Dourados.

Está na conta da entidade a realização da assembleia dos bancos privados, através da FETEC-CN, que deve ser realizada em Campo Grande ainda no mês de abril. A participação do SEEB-CG, tanto no Comando Nacional, através de sua presidenta Iaci Azamor Torres, e a participação dos delegados sindicais na Conferência Nacional dos Bancários de 2013 também estão na agenda.

O Planejamento Estratégico aborda também a realização das pautas levantadas pela diretoria ainda em sua campanha para a eleição da atual gestão do Sindicato. Miguel fez uma avaliação das ações já em prática, das em fase de implantação e das que ainda não foram realizadas, levando em conta a dinâmica sindical e as lutas diuturnas dos bancários em melhores condições de trabalho e atendimento ao cliente.