28 de Maio de 2021 às 17:47

Sindicato solicita à Secretaria de Saúde inclusão dos bancários como prioridade na vacinação contra Covid-19

Pandemia

Nesta sexta-feira (28), o Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) solicitou a inclusão dos bancários como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19 para Secretaria Estadual de Saúde.

O pedido foi feito com ofício entregue pela presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Orlando de Almeida Filho, ao secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que também participou da reunião na Secretaria de Saúde.

“Desde o início da pandemia, os bancários estão sofrendo muito porque foram considerados essenciais, mas na hora de incluir no Plano Nacional de Imunização a categoria deixa de ser importante. Estamos em uma luta nacional para a inclusão das trabalhadoras e trabalhadores bancários”, explicou a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

O documento foi entregue pelo SEEBCG-MS em parceria com o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, contemplando também os trabalhadores da referida base sindical. A solicitação faz parte de uma série de ações que o movimento sindical tem realizado para mostrar a importância da imunização da categoria bancária.

Durante a reunião, o secretário estadual de saúde falou sobre as discussões junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a liberação de 70% doses para a vacinação por faixa etária e 30% para os grupos prioritários.

“Nosso objetivo é buscar a sensibilização da Secretaria de Estado de Saúde para ajudar na mobilização da inclusão da categoria bancária no rol de priorizados no Plano Nacional de Imunização contra a Covid. Também iremos fazer contato com outras lideranças para reforçar que os bancários são essenciais e, portanto, precisam ser priorizados nesse momento tão conturbado”, ressaltou o secretário de Assuntos Jurídicos, Orlando de Almeida Filho.

“É importante manter essa mobilização na luta para incluir os bancários no Plano Nacional de Imunização como categoria prioritária. O secretário foi muito justo conosco, se colocou à disposição e informou que vai encaminhar o pedido para o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde”, pontuou o deputado federal Vander Loubet.

Nessa quinta-feira (27), bancárias e bancários de todo o país realizaram o Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no Plano Nacional de Vacinação (PNI) e por vacina para todos.

O SEEBCG-MS, através da Contraf-CUT, tem cobrado do Ministério da Saúde a inclusão da categoria bancária como prioridade na vacinação contra a Covid-19. O movimento sindical também tem pressionado o Congresso Nacional, o Banco Central e a Fenaban.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou 857 novos casos e 56 mortes pela doença, conforme Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS