25 de Janeiro de 2022 às 17:03

Bancários do BB devem vestir preto no Dia de Luta, em 27 de janeiro

Pandemia

Nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, tem o Dia Nacional de Luta do BB com o tema “Desplugue-se e lute! A vida vale mais”. O objetivo é exigir transparência em relação ao número de casos e respeito do banco pelo alto número de funcionários contaminados pela Covid-19 e Influenza.

Para mostrar indignação, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região orienta para que os bancários usem roupas pretas no local de trabalho.

“O Dia Nacional de Luta é para exigir do banco respeito à saúde de trabalhadores e clientes. Estamos recebendo, todos os dias, registros de casos de contaminados e agências fechadas. O banco precisa entender que vidas valem mais que as metas e que precisa voltar com o home office”, comenta a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

“O banco, mais uma vez, demonstra descaso com seus funcionários. Mas os sindicatos querem proteger vidas. Diante desse cenário, é hora, de novo, de organização e mobilização dos funcionários do BB para proteger vidas neste momento tão incerto, e exigir respeito”, destaca o secretário geral do sindicato, Rubens Jorge Alencar, que também é bancário do BB.

Situação do BB

O movimento sindical aponta que o aumento exponencial de casos é resultado da irresponsabilidade do BB por ter convocado, em dezembro, os funcionários para o retorno ao trabalho presencial, mesmo diante do cenário de pandemia. E, no início de janeiro, em decisão unilateral, divulgou um novo Manual de Trabalho retirando o item que previa o encerramento do expediente em unidades, na hipótese de confirmação de trabalhador contaminado nas últimas 72h.

As entidades sindicais pedem o retorno imediato do home office para os funcionários com comorbidades e para todos que podem exercer suas atividades de maneira remota. O banco, entretanto, tem se mostrado resistente às demandas.

Leia mais: Contraf-CUT quer esclarecimentos sobre escalada de Covid-19 no Banco do Brasil

Bancários querem que bancos aumentem segurança sanitária

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Contraf-CUT)