6 de Junho de 2012 às 11:31

BB inova no Ceará em burlar acordo coletivo na prática de assédio moral

O Sindicato dos Bancários do Ceará se reúne com a Superintendência Estadual do Banco do Brasil, às 10h desta quarta-feira (5), em Fortaleza, para apurar fato da mais alta relevância para o funcionalismo, que chegou ao conhecimento da entidade, sendo presenciado em diversas unidades, onde colegas de trabalho foram encontrados chorando durante o expediente de trabalho.

A pressão para o cumprimento de metas e o assédio moral, que geralmente acompanha essas cobranças, têm se tornado uma prática comum para alguns gestores e pode se afirmar que é quase uma "filosofia" para o banco no cumprimento das metas abusivas.

Denúncia

No último dia 31 de maio, um grupo de gerentes, aproximadamente 20, foram convocados a comparecer à Super CE para serem informados que a direção nacional do banco estava exigindo que os gerentes que não cumprissem o subitem da meta - financiamento de veículos - fossem todos descomissionados. O aviso a todos foi claro: "se não cumprirem essa meta, serão todos descomissionados".

Foi então definido um prazo, até a próxima sexta-feira (8), para que este grupo de gerentes cumpra a meta definida. Para tanto, foi exigido a assinatura em "Termo de Compromisso". E, pasmem, foi informado que a partir desse "procedimento inovador", quem não cumprir será descomissionado por insubordinação. Mesmo estando esses gerentes com suas metas de crédito já cumpridas, o que amplia ainda mais a injustiça, pois seriam punidos somente pelo não cumprimento de um subitem de suas metas.

Problemas

Além da gravidade do fato denunciado, aqui residem uma série de outros problemas e ilegalidades. Não é à toa que os sindicatos lutaram muito, e a direção do BB relutou até quanto pode, em contratar cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que proíbe a perda de função antes da terceira avaliação de desempenho negativa.

Fatos como esse é que justificam a necessidade deste tipo de cláusula, para proteger os colegas país a fora da sanha voraz de pessoas que brincam com a gestão de RH e ignoram as condições reais e humanas para o desempenho das performances.

Portanto, se consta esse procedimento no ACT 2011/2012, o banco não pode produzir outros tipos de artifícios para descumprir o que está contratado nacionalmente e chantagear o funcionalismo dessa forma. Ameaçar e descomissionar por insubordinação não encontram respaldo legal.

Isso é muito grave, não só porque expõe a prática nociva do assédio, mas evidencia o desrespeito com as normas coletivas contratadas nacionalmente.

Outros fatos relevantes que perpassam a denúncia é a evidente falta de gestão e acompanhamento das metas pela empresa. Ficou evidente a falta de feedback para as equipes, pois como que somente no final do semestre, com as metas de crédito já cumpridas pelos gerentes, é que se percebe a importância do subitem financiamento de veículos? Ou se este item ganhou relevância, por que então não redimensioná-lo para os semestres futuros?

Não, mas para essa direção do BB é preciso punir. E punir exemplarmente, inclusive os que cumprem seus objetivos para manter o julgo e a pressão constante sobre todos.

Outra questão

A recente política adota pelo governo federal, e registra-se de forma correta, de redução de juros, tem levado os clientes a tomar outras modalidades de crédito mais baratas, por exemplo o consignado. A direção do BB quer que sejam "empurradas" linhas mais caras, para o atingimento de suas metas?

Além de ir contra as orientações do próprio governo e a ideia da redução das taxas de juros, o próprio cliente está ciente disso. A direção da empresa espera ou induz que seus gerentes enganem a população?

Isso também o Sindicato aceitará e por isso vai apurar os fatos e, caso sejam procedentes, irá tomar uma série de providências para garantir os direitos dos bancários:

- denunciar amplamente o fato e as práticas de assédio moral nos ambientes de trabalho;

- exigir o cumprimento dos termos do ACT 2012, que proíbe o descomissionamento antes da terceira avaliação negativa;

- denunciar o BB por descumprimento de Acordo Coletivo de Trabalho;

- denunciar e promover o competente processo judicial para apuração de prática de assédio moral coletivo;

- apurar a denúncia da prática do assédio moral estrutural, uma vez que houve a informação de se tratar de uma exigência nacional.

O Sindicato conclama a todo o funcionalismo a ser solidário nessa luta, pois o que hoje atinge 20 colegas tem sido prática recorrente nos demais locais de trabalho, acabando com a saúde e a qualidade de vida de milhares de profissionais.

Além disso, o BB está cada vez mais repassando os riscos e as responsabilidades do negócio bancário, que são seus, para seus funcionários. É preciso dar um basta a essa situação!

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Ceará