16 de Julho de 2008 às 10:26

Continua batalha pela posse de aprovados em concurso do BB

Juiz emite sentença cobrando nomeações de escriturários

São Paulo – Ainda não acabou a batalha judicial entre o Banco do Brasil e os aprovados no concurso de 2006. Matéria do site Correio Web informa que, em São Paulo, o juiz Sérgio da Costa Leite, da 33ª Vara Cível, emitiu sentença determinando que a instituição deve nomear todos os aprovados na prova para o cargo de escriturário. O banco ingressou, na última sexta, com uma contra-argumentação.

Segundo o juiz, o banco tem a opção de prorrogar a validade do certame e não a obrigatoriedade, mas não poderia ter aberto um novo processo seletivo tendo outro com prazo de validade vigente. Já o Banco do Brasil, através de sua assessoria de imprensa, alega que o concurso está dentro das normas e que a empresa não agiu em desacordo com a lei.

Em Brasília, no dia 10 de junho, a juíza Raquel Gonçalves Maynarde concedeu liminar proibindo a contratação dos novos aprovados, respondendo à ação ajuizada pelo MPT da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins). A multa, caso o BB descumprisse a sentença, foi fixada em R$ 100 mil por cada empregado admitido.

“O BB completa 200 anos demonstrando que não aprendeu a ser ético, ponderado e responsável sócio-ambientalmente”, lamenta William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf/CUT. “A Contraf cansou de tentar a renovação de validade dos concursos de 2006, pois também entende ser imoral deixar milhares de aprovados sem a posse quando o banco não os chamou por incompetência ou má-fé, uma vez que a necessidade de contratação sempre existiu. É lamentável ver no que o Banco do Brasil se transformou”, afirma.

Contraf/CUT