15 de Setembro de 2011 às 13:21

MPT investiga discriminação na Cassi e Previ

Órgão recebe denúncia e pede esclarecimento ao Sindicato, que confirmará o não atendimento de egressos de bancos incorporados pelos planos

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional da 10ª Região (DF e TO), notificou o Sindicato dos Bancários de São Paulo a esclarecer denúncias sobre discriminação a empregados do Banco do Brasil egressos dos bancos incorporados Nossa Caixa, Banco do Estado do Piauí e Banco do Estado de Santa Catarina, que seriam impedidos de utilizar o plano de previdência Previ e o plano de associados Cassi.

A direção do Sindicato atenderá a solicitação em Brasília, onde fará o depoimento ao Ministério Público Federal. A direção do sindicato afirma que desde a incorporação desses três bancos, em 2008, a categoria luta pela inclusão desses trabalhadores na Previ e Cassi, mas não houve avanço e os egressos continuam excluídos da Previ e Cassi.

Segundo a direção do sindicato, em que pese os estatutos dessas instituições (Previ e Cassi) afirmarem que elas foram criadas para assistir os trabalhadores do banco, isso não vale para os funcionários das instituições incorporadas que até hoje não têm direito a nenhum dos planos, portanto caracterizando como discriminação.
Para exemplificar, a direção do sindicato disse que quando o BB compra uma instituição financeira, ele incorpora também seus funcionários e os direitos desses funcionários. Pressupõe-se, portanto, que os egressos da Nossa Caixa, e dos bancos do Piauí e de Santa Catarina devam ter os mesmos direitos dos trabalhadores do BB.

Campanha 2011 – Cassi e Previ para todos é uma das reivindicações da pauta específica dos funcionários do Banco do Brasil, cujas negociações acontecem de forma paralela às da Campanha Nacional Unificada. Mas o banco afirma que não poderá concluir o debate deste item na campanha deste ano, planejando esticar o debate, mas esquecendo que as pessoas não podem esperam pela sua boa vontade. Até porque já se passaram quase três anos da incorporação, tempo suficiente para incluir esses funcionários.