1 de Fevereiro de 2013 às 16:39

Plenária discute plano de funções do BB e define novas ações em Brasília

BB

Por mais de três horas, os bancários e bancárias do Banco do Brasil presentes à plenária jurídica realizada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, no início da noite desta quinta-feira (31), na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul (SBS), puderam esclarecer suas dúvidas em relação ao novo plano de funções, implantado unilateralmente pela instituição financeira na segunda-feira (28).

A reunião ampliada foi mais uma atividade organizada pela categoria, com o apoio do Sindicato, para reforçar a luta pela jornada de 6 horas para todos e cobrar do banco alterações no plano imposto.

Durante a plenária, que contou com ampla participação do funcionalismo, o Sindicato informou que vai realizar grande ato em repúdio às irregularidades e aos abusos do novo plano de funções na segunda-feira (4). O local e o horário ainda não foram definidos. Tão logo sejam confirmados, o Sindicato divulgará em seus canais de comunicação (site, boletim eletrônico e redes sociais).

O Sindicato também anunciou que irá solicitar à Contraf-CUT que convoque a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB para uma reunião na próxima semana. O objetivo, segundo o diretor do Sindicato Eduardo Araújo, é traçar uma estratégica nacional de luta.

"Mobilizados, os trabalhadores terão mais poder de pressão. Nesse sentido, além de atos, reuniões e plenárias aqui no Distrito Federal, queremos nacionalizar o debate com os colegas de todos os estados", afirmou Araújo, que também é funcionário do BB.

Em sua exposição, o dirigente sindical lembrou que as inúmeras ações judiciais reivindicando a 7ª e 8ª horas obrigaram o banco a apresentar o plano de funções. "O plano é uma confissão de culpa do BB", acrescentou Araújo, que representa os trabalhadores de Brasília no Comando Nacional dos Bancários.

Democrático, o espaço aberto pelo Sindicato contou com ampla participação dos trabalhadores, que ouviram atentamente as respostas do advogado da assessoria jurídica do Sindicato Paulo Roberto. "Boa e qualificada, a plenária foi importante para embasar e fortalecer ainda mais a nossa luta pela jornada de 6 horas para todos", observou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, que também é bancário do BB.

Assim que tomou conhecimento da implantação unilateral do novo plano de funções, o Sindicato acionou seu departamento jurídico para traçar uma estratégia de defesa dos bancários do BB. Desde então, os advogados estão estudando ações e instrumentos jurídicos para garantir o direito dos trabalhadores.

O bancário em primeiro lugar

Além das notícias e orientações preliminares que estão sendo publicadas diariamente no site e nos boletins eletrônicos do Sindicato sobre a implantação do novo plano de funções do BB, a entidade sindical também começou a percorrer as dependências para esclarecer as dúvidas dos bancários e bancárias.

"Lutaremos em todas as instâncias para que nenhum trabalhador seja prejudicado. O Sindicato trabalha intensamente para preservar o direito de todos os bancários e bancárias do BB", destacou Rafael Zanon, que representa a Fetec-CN/CUT na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília