21 de Janeiro de 2021 às 16:37

Plenária do SEEBCG-MS com bancários do BB sobre reestruturação será nesta sexta

Desmonte

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) convida os funcionários do Banco do Brasil para discutir as estratégias da categoria nas próximas ações contra a reestruturação do banco. A plenária virtual será realizada nesta sexta-feira, dia 22, às 18h.

Para participar da reunião, basta clicar aqui.

Além de diretores do sindicato, a plenária terá a participação do presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos, e da representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados do Banco do Brasil (CEE/BB), Marianna Coelho. O objetivo é esclarecer dúvidas dos bancários, trocar informações sobre a situação nas agências, apresentar um balanço das mobilizações já realizadas e o calendário de ações futuras.

Na prática, a reestruturação representa o desmonte do banco público por enfraquecer o papel social do Banco do Brasil, reduzir o número de agências e funcionários e prejudicar o atendimento à população.

Nesta quinta-feira, dia 21, foi realizado o Dia Nacional de Luta contra a reestruturação do Banco do Brasil. Os diretores do SEEBCG-MS e empregados do BB vestiram preto para mostrar repúdio ao desmonte do banco público. A abertura da agência da Av. Afonso Pena com a 13 de maio, no centro da Capital, foi atrasada em 1 hora. Também foi realizada uma mobilização digital, através do Twitter com a hastag #MeuBBValeMais.

Os dirigentes sindicais ainda estiveram em Terenos, para dialogar com o prefeito, Henrique Wancura Budke, sobre a mudança da agência do BB na cidade em posto de atendimento (PAB).

Próximas ações

Seguindo o calendário de lutas aprovado pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o SEEBCG-MS realizará uma assembleia na segunda-feira, dia 25, com os bancários do BB para deliberação sobre a proposta de paralisação nacional no dia 29 de janeiro.

Mobilização

Desde o dia 11 de janeiro, quando foi feito o anúncio da reestruturação, o SEEBCG-MS realiza uma série de ações contra esta medida, que prevê o fechamento de agências e outras unidades do BB, além da demissão de 5 mil funcionários e a extinção da função caixa. No dia 13 de janeiro, o sindicato realizou uma reunião emergencial para discutir os impactos das mudanças anunciadas pelo banco, sem qualquer negociação prévia com os trabalhadores.

Também foi realizada uma mobilização contra o desmonte do Banco do Brasil no dia 15 de janeiro. Além de manifestação digital (tuitaço), os dirigentes sindicais retardaram em duas horas a abertura da agência do Banco do Brasil localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, e distribuíram material informativo para bancários e clientes.

Na última terça-feira, dia 19, representantes de entidades bancárias reuniram-se com parlamentares das Frentes Parlamentares Mista em Defesa dos Bancos Públicos e Soberania para discutir medidas de combate à reestruturação do BB. Também foi entregue aos integrantes das duas frentes um estudo do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) sobre a importância do banco público.

O SEEBCG-MS também iniciou uma campanha de conscientização nas ruas de Campo Grande, através de busdoor (aplicação de um adesivo no vidro traseiro dos ônibus) e cartazes nas agências, para denunciar o desmonte do banco público e a importância do Banco do Brasil para a população e a economia do país.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS