10 de Agosto de 2020 às 08:17

Empregados da Caixa entregam minuta de reivindicações e definem calendário de negociações

Negociação

A primeira reunião de negociação da Campanha Nacional 2020 entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco, realizada por videoconferência nesta sexta-feira (7), começou com oficialização da entrega da minuta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa.

O encontro foi pautado para debater as reivindicações específicas para a modalidade de trabalho em home office (teletrabalho). Uma conquista dos empregados foi a garantia do banco de manter em home office os empregados do grupo de risco.

Outro resultado da ação sindical foi a garantia da Caixa de reavaliar, caso a caso, a inclusão no Projeto Remoto dos empregados que coabitam com pessoas do grupo de risco. Foi solicitada também essa ampliação para as mães e dos pais de crianças pequenas. A Caixa ficou de avaliar.

Importante salientar que todos os empregados que se enquadrem nos grupos citados acima conversem com o gestor. Em caso de negativa, a solicitação deve ser encaminhada para o Grupo de Trabalho que irá julgar o processo. A Caixa ficou de enviar ao movimento sindical os e-mails das unidades que farão esse recurso para serem divulgados.

Os representantes dos empregados também tiveram acatada a reivindicação da criação de um canal de denúncias para que os empregados possam informar os locais que não estão seguindo o protocolo. As denúncias poderão ser anônimas.

“Demos início às negociações da nossa pauta específica e temos o compromisso de defender as reivindicações dos empregados. É importante que todos os colegas se mobilizem para que tenhamos muitos avanços”, convocou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da CEE/ Caixa e secretária da Cultura da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Pesquisa

Os empregados da Caixa apresentaram dados da pesquisa com a categoria elaborada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com recorte dos respondentes da Caixa, sobre a situação dos trabalhadores que foram colocados em home office, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Na sequência, foi a vez do banco fazer uma apresentação sobre a construção do Projeto Remoto no banco.

Com os dados da pesquisa apresentada na reunião e a pauta específica sobre o assunto dos empregados, a Caixa vai analisar as reivindicações dos trabalhadores. O tema voltará a ser debatido durante o decorrer da campanha, também na mesa única com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban).

Rodízio

A Caixa disse que mantém o rodízio dos trabalhadores nas agências. A CEE/Caixa, entretanto, aponta que isso não acontece efetivamente e cobra garantias.

A próxima reunião, que será realizada na quarta-feira (12), vai debater Saúde e Segurança.

Calendário de Reuniões da mesa específica da Caixa

• 12/08 – Temática: Saúde e Segurança