11 de Setembro de 2026 às 15:32

Em plenária, Sindicato esclarece empregados da Caixa sobre proposta para renovação do ACT

Plenária

Na tarde desta sexta-feira (11), o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região promoveu uma plenária com os empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal para esclarecer os detalhes da nova proposta apresentada pelo banco para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. A contraproposta é fruto da rodada de negociações realizada nesta quinta-feira (10), logo no primeiro dia de greve da categoria.

De acordo com os dirigentes sindicais, a proposta da Caixa tem validade até esta sexta-feira (11). O banco informou que, caso os termos não sejam aprovados pelos trabalhadores dentro do prazo estipulado, a proposta poderá ser retirada e o impasse encaminhado para dissídio coletivo, o que significaria a transferência da decisão para a Justiça.

Leia mais: Caixa apresenta proposta final e afirma que ingressará com dissídio coletivo se não houver aprovação

Nova Proposta

A versão atual mantém as cláusulas negociadas nas mesas de 2026 e traz avanços negociados, como o aumento da participação da empresa no custeio do Saúde Caixa de 6,5% para 8%, o pagamento de prêmio de R$ 3 mil por eficiência e a manutenção de cláusulas sociais.

 
 
 
Ver esse post no Instagram

Um post compartilhado por Contraf-CUT (@contraf_cut)

Para deliberar sobre a aceitação ou rejeição da proposta, a assembleia online acontece hoje, das 15h às 22h (horário de MS), por meio do link: bancarios.votabem.com.br.

Alerta sobre o Dissídio e Manutenção da Greve

Durante a plenária, os dirigentes informaram os riscos de um eventual dissídio coletivo. Com a perda da ultratividade após a reforma trabalhista, cada cláusula do acordo atual - incluindo conquistas históricas como a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e diversos auxílios -, fica vulnerável a cortes ou alterações em uma decisão judicial.

Leia mais em: O que é dissídio e o significado de ir para o TST?

A categoria também foi lembrada da importância da unidade nacional e da preservação da mesa única de negociação, conquistada em 2003.

Em caso de rejeição da proposta, o sindicato destacou que o engajamento na greve deverá ser mantido, ressaltando que a entidade já foi notificada pela Caixa sobre a obrigatoriedade de garantir o efetivo mínimo de atendimento durante os dias de paralisação.

Por fim, os diretores do sindicato esclareceram que toda essa avaliação e a decisão final cabem a cada bancário e bancária no momento da votação, reforçando a importância da participação de toda a base no processo. 

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros