7 de Junho de 2015 às 11:52

Enxadrista Fernando Pereira, do Bradesco, vence a III Copa dos Bancários de Xadrez

Evento

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região realizou dia 06 de junho, no Clube de Campo, a III Copa dos Bancários de Xadrez com o objetivo de fomentar a modalidade de xadrez entre os bancários e promover a confraternização entre os atletas de todas as cidades participantes.

A III Copa dos Bancários de Xadrez teve como vencedores os enxadristas que fizeram jus aos troféus recebidos:

Primeiro Lugar: Fernando Pereira (Banco Bradesco)

Segundo Lugar: Luis Antonio

Terceiro Lugar: Alexsandra Souza

“O xadrez é a pedra de toque da inteligência e podemos considerá-lo como um reflexo da vida, pois requer determinação para competir. Foi um grande evento que contou com participantes de várias cidades de Mato Grosso do Sul com partidas vibrantes e emocionantes, com muita adrenalina", enfatizou o Secretário Geral do SEEB-CGMS, Edvaldo Barros

Open 30 anos Capablanca

Já no Open 30 anos Capablanca o evento foi válido para o Rating de xadrez rápido da LBX (Liga Brasileira de Xadrez), e além de Campo Grande, as cidades de Corumbá, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã e do país vizinho e irmão, Paraguay, a cidade de Pedro Juan Caballero.

Em disputa acirrada nos tabuleiros, e nos critérios de desempate após a última rodada, quando dois jogadores empataram em número de pontos (4,5 de cinco possíveis), e nos dois primeiros critérios, o desempate veio no terceiro item, o que corrobora também o alto nível técnico do evento, assim, Fernando Freire, atual Tetra Campeão Estadual, ganhou o Open 30 anos Capablanca.

Em segundo lugar, Marcelo Gralha, Penta-Campeão Estadual, com os mesmos 4,5 pts. Estes dois jogadores, representando Campo Grande. Já em terceiro lugar, o enxadrista Robson Souza, jogando por Corumbá, com 4pts.

Foram cinco rodadas de xadrez rápido, 15min. e participaram 27 jogadores.

Completando a premiação, vem em quarto lugar, o campeão da fronteira, Lilio Moreira de Pedro Juan Caballero-Paraguay com 3,5 pts. Em quinto lugar, José Nogueira (Campeão Estadual) com 3,5pts , em sexto lugar e mesmo número de pontos, Kauê Carvalho, sétimo lugar Gabriel Rocha (Ponta Porã) com 3pts e oitavo lugar, Matheus Garcett, 3pts.

Houve premiação também para as categorias; SUB 18, Campeão Jorge Ramirez (Paraguay), Feminino, Campeã Alexsandra Souza, OVER 40 Campeão Orlando Silvestre (Três Lagoas), OVER 60 Campeão Érico Mendonça, Melhor Rating Performance, Augusto Franco. Destaque do evento, Ahmad Haidar(Ponta Porã), e capivara (incentivo e brincadeira dos jogadores), Jackson Lenon.

Além de Troféus e medalhas, os seis primeiros também ganharam uma premiação em dinheiro. Um almoço de confraternização antecedeu o torneio e marcou o início das comemorações. O artista plástico e filósofo, Luciano Alonso, levou para deleite dos presentes, dois tabuleiros e peças em tamanhos gigantes, de papelaõ, e desmontáveis. Com perfeita jogabilidade.

Realização

A III Copa dos Bancários de Xadrez realizada dia 06 de junho pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região em parceria com o Clube Capablanca de Xadrez, da LBX, do CXP (Clube Xadrez Pantanal), do CXPP (Clube Xadrez Ponta Porã), e apoio técnico da Caíssa Eventos.

A realização foi do Roberto Fedrizzi, presidente do Capablanca, 1que destacou a presença das caravanas de outras cidades, o apoio dos clubes, e aqui inclue-se o CSX (Clube Sul Mato-grossense de Xadrez) e da FESMAX (Federação Sul Mato-grossense de Xadrez). Também lembrou de várias histórias e anedotas do clube, desde sua fundação, em 1985. Das pessoas que ajudaram e ainda ajudam o clube a existir.