8 de Junho de 2021 às 17:06

Sindicato alerta para alto número de bancários com Covid-19 em Campo Grande

Pandemia

Os diretores do SEEBCG-MS estão assustados com a quantidade de relatos de bancários que testaram positivo para Covid-19 nesta semana. São inúmeros os casos de todas as instituições financeiras da Capital.

“Estamos assustados com os casos e tentando, de toda forma, proteger a vida dos bancários. O sindicato, na medida que recebe as informações dos contaminados e denúncia de falta de cumprimento do protocolo por parte do banco, tem procurado as superintendências de cada instituição para cobrar a higienização das agências e o afastamento imediato dos bancários que tiveram contato com o trabalhador contaminado”, comenta Neide Rodrigues, presidenta do sindicato.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região ainda faz um alerta para que os bancários denunciem, de forma anônima, qualquer negligência de gestores ou até mesmo de colegas. A denúncia pode ser feita pelo telefone (67) 3312-6100 ou diretamente com os diretores (clique aqui e veja os telefones de cada dirigente).

Mato Grosso do Sul está na pior fase desde o início da pandemia. Já são 304.315 casos confirmados e 7.210 óbitos por coronavírus. 1.339 pessoas estão hospitalizadas neste dia 8 de junho, sendo 565 em leitos de UTI.

“Também recomendamos que a população evite ir às agências. Neste início de semana, presenciamos várias unidades lotadas, principalmente de aposentados. O vírus está com alta circulação no nosso Estado e, enquanto a vacinação não avança, a única proteção ainda é o isolamento", destaca Neide.

Surto na Caixa

No dia 28 de maio, o Sindicato dos Bancários tomou conhecimento de um surto de Covid-19 na agência da Caixa, na Avenida Bandeirantes, em Campo Grande. Dos 21 empregados da unidade, seis testaram positivo para o coronavírus. Além disso, também estavam contaminados um segurança e uma faxineira.

Depois de pressão da entidade sindical, a Superintendência testou todos os empregados e manteve a unidade fechada até o resultado dos exames.

Leia mais: Covid-19: Sindicato pressiona e Caixa fecha agência depois de 6 casos confirmados

Vacinação

Para proteger os bancários e as bancárias, no último dia 4 de junho, o sindicato solicitou a inclusão dos bancários como grupo prioritário no Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.

O pedido foi feito pela presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, e pelos diretores Orlando de Almeida Filho e Laerte Jeronymo durante agenda com o secretário-adjunto de saúde, Rogério Márcio Alves Souto.

No dia 28 de maio, o sindicato já havia solicitado a inclusão da categoria como grupo prioritário na vacinação contra Covid-19 para a Secretaria Estadual de Saúde.

Leia mais: Covid-19: Sindicato dos Bancários solicita inclusão da categoria no Plano Municipal de Imunização de Campo Grande

Sindicato solicita à Secretaria de Saúde inclusão dos bancários como prioridade na vacinação contra Covid-19

A Fetec-CUT/CN e os sindicatos filiados também criaram o Comando Regional dos Bancários, com o objetivo de iniciar uma plano de ação nos Estados e municípios das regiões Centro-Oeste e Norte visando intensificar a campanha de inclusão dos bancários ao PNI.

“Desde o início da pandemia, os bancários estão sofrendo muito porque foram considerados essenciais, mas na hora de incluí-los no Plano Nacional de Imunização a categoria deixa de ser importante. Estamos em uma luta pela inclusão das trabalhadoras e trabalhadores bancários”, explica a presidente do sindicato.

Leia mais: Fetec-CUT/CN e sindicatos criam Comando Regional para lutar pela inclusão dos bancários no plano de imunização

Covid-19: Confira as ações do Sindicato para inclusão dos bancários como prioridade na vacinação contra Covid-19

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS