22 de Agosto de 2020 às 19:53

Negociação com os bancos não avança e nova rodada será na terça, dia 25

Campanha Nacional

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sugeriu continuar a negociar no final de semana, mas na reunião deste sábado (22), apesar de terem recuado na retirada da 13ª cesta alimentação, manteve sua postura de retirar direitos. Não apresentou nenhuma proposta nova sobre reajuste salarial. O Comando Nacional d@s Bancári@s considerou que as propostas dos representantes dos bancos estão distantes das reivindicações da categoria.

Um dos pontos centrais da negociação, o reajuste salarial, não foi apresentado pela Fenaban. Disseram que ainda estão construindo uma nova proposta salarial para apresentar na semana que vem. Na sexta-feira (21), apresentaram a proposta de reajuste zero, rejeitada pelo Comando Nacional. Antes, já tinham defendido a redução da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o fim da 13ª cesta de alimentação.

Na reunião deste sábado, após muita pressão retornaram com a 13ª cesta e apresentaram uma nova proposta de PLR, mas que ainda representa uma perda já que reduz a parcela adicional e os tetos. A Fenaban acenou ainda com a possibilidade de se chegar a um acordo sobre a regulamentação do teletrabalho. A proposta será analisada pelo Comando Nacional. “Antes eles disseram que não tinham autorização para clausular o teletrabalho. Essa sinalização de hoje é importante”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

“Na nossa décima rodada de negociação, os bancos continuaram com a proposta de reduzir a gratificação de função e, também, nenhum avanço quanto ao índice de reajuste, que continua ZERO. A proposta foi recusada novamente pelo Comando, porque não há possibilidade nenhuma de aceitar a retirada de direitos. Nossa próxima reunião será na terça e esperamos avançar um pouco mais no que os bancos propuseram até agora”, comentou a presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, que é integrante do Comando Nacional dos Bancários.

Mobilização

Para Juvandia, a Fenaban precisa melhorar suas propostas para que a negociação termine na semana que vem com um acordo. Enquanto a negociação acontecia por videoconferência, em várias cidades do país bancários realizaram manifestações e carreatas para cobrar propostas que garantam salários dignos e os direitos conquistados.

Para a semana que vem, a categoria prepara assembleias organizativas, plenárias, agito nas redes sociais e novas manifestações. Na terça-feira, dia 25, às 18h, está agendada uma assembleia com a categoria em todo país para prestar esclarecimentos da negociação com a Fenaban e avaliar a proposta que será apresentada na reunião do mesmo dia.

Por: Contraf-CUT (com atualizações da Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS)

Fenaban quer que bancários tenham reajuste salarial zero

Bancários rejeitam nova retirada de direitos apresentada pela Fenaban

Retirada de direitos: Bancos propõem redução de até 48% na PLR