20 de Outubro de 2009 às 10:12

Bancários assinam acordo com a Fenaban

Mais uma vez os bancários encerram uma campanha nacional de cabeça erguida. Após 15 dias de uma dura greve, em que os trabalhadores sofreram todo tipo de pressão e repressão, mas permaneceram firmes, as conquistas começam a se concretizar (veja tabela abaixo).

Foi assinada na noite de segunda-feira 19 a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com validade até 31 de agosto de 2010. Os bancos têm no máximo 10 dias para pagar a primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR): 54% do salário mais R$ 614 (metade da regra básica de 90% do salário mais R$ 1.024) limitada a R$ 4.008, acrescida do valor adicional de 2% do lucro líquido do primeiro semestre limitado a R$ 1.050 (veja tabela abaixo).

Os trabalhadores também têm direito a receber os valores retroativos a 1º de setembro (data-base da categoria) do reajuste de 6% nos salários e demais verbas como auxílio-creche/babá, vales refeição e alimentação. (veja tabela abaixo).

“Os bancários protagonizaram, pelo sexto ano seguido, uma fantástica mobilização. E pelo sexto ano seguido garantem reajuste com aumento real de salário e melhorias na PLR”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Os banqueiros, novamente, tentaram obrigar os trabalhadores a reduzir seus direitos. Quiseram economizar pagando PLR menor, mas foram obrigados a ceder diante da organização dos trabalhadores. Foi mais uma vitória da união entre todos os bancários dos bancos privados e públicos de todo o Brasil”, completa Marcolino, ressaltando que, por culpa da direção da Caixa Federal, os empregados desse banco permanecem em greve.

Fonte: SP Bancários