21 de Outubro de 2009 às 18:57

Caixa Econômica: Fim da Greve

Na tarde de hoje, 21 de outubro, os  bancários da Caixa Econômica Federal  da base territorial do Sindicato dos Bancários de Campo Grande/MS e Região aprovaram, em Assembléia Geral, a nova proposta apresentada pelo banco. Foram 28 dias de greve, que demonstraram a união e determinação dos bancários na defesa das suas reivindicações. A partir de amanhã, os bancários retornarão as suas atividades.

A última negociação entre a Caixa e o Comando aconteceu hoje, pela manhã. A proposta aprovada prevê a contratação de de cinco mil empregados no quadro funcional da empresa até o final de 2010 e o abono de R$ 700,00, a ser pago na folha de janeiro de 2010. Os avanços na mesa específica se somam aos obtidos nas negociações com a Fenaban. O reajuste de 6% contempla um aumento real de 1,5% em relação à inflação calculada pelo INPC entre 1º de setembro de 2008 e 31 de agosto de 2009, que foi de 4,44%.

A participação nos lucros e resultados (PLR) para os trabalhadores da Caixa vai variar entre R$ 4 mil e R$ 10 mil. Se for mais vantajoso para o trabalhador, porém, será aplicada a regra proposta pela Fenaban (federação dos bancos), aceita pelos bancários em geral, que prevê PLR de 90% do salário, além de valor fixo de R$ 1.024; mais distribuição de 2% do lucro líquido, divido igualmente entre os funcionários, com teto de R$ 2.100.

Além disso, a proposta prevê a antecipação até o dia 3 de novembro deste ano de 100% do valor, aplicando a regra básica da Fenaban. A segunda parte da PLR será paga em março de 2010.

Confira a proposta aprovada  na íntegra Clique aqui

Fonte: Seeb CG/MS