21 de Outubro de 2009 às 11:30

HSBC: Veja como fica a antecipação da PLR

Mais uma vez o HSBC em total desrespeito aos seus quase 20.000 bancários que trabalharam duro no primeiro semestre de 2009 para conquistar R$ 2.1 bilhão de lucro, valor que consta do balanço contábil, porém, para efeitos da distribuição da PLR da Convenção Coletiva, esse resultado aparece como R$ 249.761 milhões. Fruto de tantos provisionamentos, inclusive PDD, que acabaram consumindo praticamente todo o esforço dos trabalhadores. Enquanto isso, o valor maior é utilizado como parâmetro para o pagamento dos executivos e acionistas do Banco.

O mais grave é que esses provionamentos são feitos para conter despesas que "eventualmente" possam acontecer. A postura conservadora do banco prejudica os trabalhadores, interferindo diretamente no cálculo da PLR, já que a referência para pagamento é o lucro liquido. “Os bancários do HSBC, mais uma vez sacrificados pelos ajustes feitos no balanço exigem valorização como sinal de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação, pois, é o único entre os grandes bancos que não pagará a PLR completa”, argumenta o secretário de finanças do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, José dos Santos Coqueiro.

Veja como fica a antecipação da PLR

A Secretaria de Finanças do Sindicato dos Bancários de Campo Grande/MS e Região elaborou uma planilha que demonstra como ficará a antecipação da PLR e do adicional, com o redutor, no HSBC. A planilha está no formato Excel, portanto o bancário tem a possibilidade de calcular a quantia que irá receber, para isso basta substituir o valor do salário, na planilha, que o programa fará o calculo automaticamente.

Fonte: Seeb CG/MS