18 de Fevereiro de 2009 às 10:49

Bancários do Santander-Real fazem manifestação

Os bancários do Santander-Real vão às ruas nesta quarta-feira, dia 18, reivindicar do banco o fim das demissões e denunciar à sociedade o descaso do banco espanhol com as negociações que vem sendo conduzidas com os trabalhadores para evitar a dispensa de funcionários. Os trabalhadores realizarão atividades em todo o país, com o slogan: "Santander: Chega de Demissões! Respeite o Brasil e os Brasileiros!"

O banco espanhol demitiu 400 funcionários no último mês de janeiro, pouco antes de divulgar um lucro de R$ 2,8 bilhões em 2008, somente em suas operações no Brasil. Os cortes atropelaram um processo de negociação que vem ocorrendo entre empresa e trabalhadores justamente para encontrar alternativas que evitem as demissões. "A atitude do banco foi absurda, um desrespeito ao processo de negociação que já estava instalado. Não existe justificativa para essas 400 demissões", diz Paulo Stekel, diretor da Contraf/CUT e funcionário do Santander.

No último dia 9, os trabalhadores fizeram uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. As mobilizações fazem parte da Campanha Nacional Contra as Demissões, promovida pelo movimento sindical bancário e foram aprovadas durante o Encontro Nacional de Dirigentes, realizado na última semana, em Atibainha (SP). "Nós não vamos aceitar que um negócio lucrativo como a fusão entre Real e Santander cause prejuízos aos trabalhadores", afirma Deise Recoaro, secretária de Formação da Contraf/CUT e funcionária do Real.

O material a ser distribuido pelos sindicatos está disponível na página da Contraf/CUT, na área restrita, seção de Downloads. Ou acesse pelo link - Santander-Real - Material para Clientes.

Fonte: Contraf (CUT)