10 de Março de 2009 às 09:25

Real: clima tenso com demissões por "justa" causa

Bancários do Real andam tensos desde a fusão com o Grupo Santander. De acordo com denúncias feitas por bancários e apuradas por dirigentes sindicais, o banco anda "pesando a mão" nas demissões por justa causa. São casos de profissionais que há anos, alguns há mais de dez, trabalham no Real com ótimas avaliações e agora estão enfrentando um verdadeiro pesadelo.

Um dos bancários ouvidos pelo Sindicato dos bnacários de São Paulo, Osasco e região (Seeb/SP) não se conforma com a demissão após um erro que segundo dirigentes e o próprio bancário poderia justificar o desligamento, mas não por justa causa. "Desde que o Santander comprou o banco, o modelo de gestão que está sendo implementado no Real é desumano, não existe respeito e a direção do banco está agindo de má fé", lamenta do trabalhador.

Ao contrário das outras, homologações de bancários demitidos por justa causa não são feitas no Sindicato dos bancários de São Paulo, vão direto para a Superintendência Regional do Trabalho (antiga DRT). Porém, após a fusão e notadamente nos últimos meses, trabalhadores dispensados do Real nessas condições estão procurando o Sindicato, o que raramente acontecia. "Estão nos procurando porque estão sentindo a injustiça cometida pela mão pesada do novo banco que se forma", diz a diretora do Sindicato dos bancários de São Paulo e funcionária do Real Roseane Rodrigues.

Desde o final do ano passado vem aumentando o número de bancários que procura o Sindicato, indignados com a decisão do banco de demitir por justa causa. "O banco não está levando em consideração o fato de os trabalhadores estarem se adaptando a uma nova cultura, num clima tenso com o terror da demissão batendo à porta. A instituição é feita de seres humanos passíveis de erro, e são esses trabalhadores que o banco estampa em sua revista institucional como seu bem maior", destaca a dirigente.

Os canais de comunicação entre o bancário e o Sindicato são os dirigentes. O trabalhador pode entrar em contato por e-mail: basta acessar o site do Sindicato, clicar no Banco Real e clicar em cima de uma foto para enviar seu e-mail. Se preferir, ligue 3188-5200 e procure um dirigente do Real.

Fonte: Gisele Coutinho - Seeb/SP