16 de Fevereiro de 2009 às 09:48

Santander e Real pagam PLR básica e PPR no dia 20

Os dirigentes sindicais do Santander e do Real decidiram durante o 3º Encontro Nacional realizado, entre os dias 9 e 11,  que deveria ser agendada em caráter de urgência reunião com a direção do banco para negociar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A reunião aconteceu no dia 13 e os representantes do Banco "Comunicaram" a representação que o Lucro dos dois bancos foi inferior ao do ano anterior,  por isso pagará a participação nos lucros e resultados pela Regra Básica, sem a PLR Adicional, conforme abaixo:

SANTANDER: paga dia 20/02 a regra básica da PLR, ou seja, 45% do salário + R$ 483,00 + PPR no valor de R$ 700,00 + SIM, SOMAR, SUPER  RANKING.

REAL: paga dia 20/2 (data de pagamento está unificada, agora todo mês é dia 20)   a regra básica da PLR, ou seja,  45% salário + R$ 483,00 + PPR (não informou o valor) + adiantamento da 1ª parcela do 13º salário (já adiantava antes todo mês de fevereiro).

Posto isto o banco foi questionado sobre como o lucro diminuiu tanto, como explicaria para seus acionistas que de R$ 4,34 Bi (2007 Real/Santander) passou para o lucro consolidado de R$ 2,75 Bi, mas não souberam responder.

Fonte: Feeb SP MS

Saiba mais:

3º Encontro Nacional decide preparar mobilizações contra demissões

Os bancários de Santander e Real estarão mobilizados na luta pelo fim imediato das demissões e por garantia de emprego frente à fusão entre os dois bancos e a crise financeira internacional. Esse foi o tema prioritário dos debates do Encontro Nacional dos Dirigentes dos dois bancos, ocorrido entre os dias 9 e 11. Além da questão do emprego, os sindicalistas definiram as reivindicações e a estratégia para a mesa permanente de negociações com o banco.

Foi definida a realização de uma campanha de mídia para sensibilizar a sociedade a respeito da importância do tema das demissões. Paralelamente, uma série de mobilizações será organizada pelos sindicatos, que deverão aumentar a comunicação com os trabalhadores e repassar as principais informações sobre o processo de negociação. Foi definido o slogan "Santander: Chega de Demissões! Respeite o Brasil e os Brasileiros!", como mote para as mobilizações.

Os dirigentes também destacaram a importância de retomar as negociações a respeito da cláusula de incentivo aos bancários que estejam em estágio de pré-aposentadoria nos dois bancos. Vale destacar que durante o processo de negociação, ainda não concluído, que busca exatamente formas de evitar demissões decorrentes da fusão, 400 trabalhadores foram demitidos.

Negociação permanente

Os bancários decidiram retomar imediatamente o processo de negociação da PPR deste ano, que ainda não foi assinada. Ao mesmo tempo, será iniciada a discussão para a criação de uma PPR unificada para todos os trabalhadores do Santander-Real no próximo período.

Os trabalhadores também irão cobrar do banco a prorrogação do atual Aditivo à Convenção Coletiva dos bancários até a assinatura de um novo acordo. Além disso, foi reivindicada a imediata abertura das inscrições para o Auxílio Educação dos trabalhadores do Santander, uma vez que as aulas nas faculdades já estão começando. No Real, as inscrições para o auxílio educação já estão abertas.

As negociações devem apontar para a criação de um único Aditivo para os dois bancos, legitimado pelo voto dos bancários, que estenda para todos os trabalhadores as melhores conquistas e benefícios de cada banco, como o auxílio educação do Real, que é mais amplo que o do Santander, e o subsídio para academia de ginástica.

Susan Meire – Feeb SP MS com informações da Contraf