12 de Agosto de 2009 às 15:40

Pauta de reivindicações já está nas mãos dos banqueiros

Foto: Júlio César Costa.

O Comando Nacional entregou na tarde desta segunda-feira, 10, a pauta de reivindicações da categoria ao presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Fábio Barbosa. “Para nós bancários este é um momento importante porque marca o início das negociações da campanha salarial”, destacou David Zaia, presidente da Federação dos Bancários de SP e MS, presente na entrega do documento. “A negociação é um processo que tem acumulado durante anos pontos positivos tanto para a categoria como também para os bancos”, acrescentou.

A pauta de reivindicações foi aprovada na 11ª Conferência Nacional realizada de 17 a 19 de julho em São Paulo e ratificada pelos bancários em assembléias sindicais realizadas nacionalmente. Antes, porém, passou por um processo de construção nos sindicatos, nos encontros regionais e nas conferências estaduais e interestaduais.

Os membros do Comando Nacional destacaram aos representantes dos bancos as principais propostas da categoria para esta campanha salarial que formam três grandes blocos de reivindicações: Remuneração, Emprego, Saúde e Segurança. Para o Comando Nacional todos esses temas têm a mesma importância na mesa de negociação, e a conclusão desta campanha passa pela discussão não só do índice de aumento e do valor da PLR como também do piso salarial para todos os níveis inclusive comissionados; previdência complementar; emprego e estabilidade diante da concentração do sistema financeiro nacional; melhores condições de saúde com o fim da pressão por metas e mais segurança nas agências.

Do outro lado, o presidente da Fenaban, Fábio Barbosa, disse que o Brasil se saiu bem neste ano difícil de crise e declarou. “O stress da negociação faz parte, no entanto, acredito que há espaço para mais convergências do que para preconceitos, não vejo a negociação como um campo de batalha e estou disposto a colaborar para uma discussão com clareza”, concluiu.

David Zaia, durante sua exposição, conclamou os bancos a avançarem nas negociações, especialmente quanto à previdência complementar dos bancários. “É fundamental que os bancários tenham acesso à previdência complementar para que tenham tranquilidade na hora de se aposentar. Somente um processo de negociação amplo e transparente é capaz de nos conduzir a um resultado positivo”, finalizou.

Acompanhe abaixo as principais reivindicações dos bancários para esta campanha salarial:

A pauta específica dos funcionários do Banco do Brasil será entregue dia 17 de agosto, às 15 horas em Brasília. A Caixa Federal ainda não confirmou uma data.

Fonte: Susan Meire - Feeb SP/MS

- Reajuste salarial de 10% (reposição da inflação mais aumento real).
- PLR de três salários mais R$ 3.850.
- Valorização dos pisos:
 Portaria: R$ 1.432.
 Escriturário: R$ 2.047 (salário mínimo do Dieese).
 Caixa: R$ 2.763,45.
 Primeiro comissionado: R$ 2.763,45.
 Primeiro gerente: R$4. 605,73.

- Auxílio-refeição: R$ 19,25.
- Cesta-alimentação: R$ 465,00 (um salário mínimo).
- 13ª cesta-alimentação: R$ 465,00.
- Auxílio-creche/babá: R$ 465,00.
- Fim das metas abusivas e do assédio moral.
- Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) em todos os bancos, negociado com as entidades sindicais.
- Contratação da remuneração total, inclusive a parte variável, com a incorporação dos valores aos salários e reflexo em todos os direitos (13º, férias e aposentadoria) - com o objetivo de acabar com as metas abusivas.
- Garantia de emprego, fim das terceirizações e ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe demissões imotivadas.
- Mais segurança nas agências.
- Auxílio-educação para todos.
- Ampliação da licença-maternidade para seis meses.

Pautas específicas do BB e CEF

A pauta específica dos funcionários do Banco do Brasil será entregue dia 17 de agosto, às 15h, em Brasília.  A Caixa Federal ainda não confirmou uma data.

Fonte: Susan Meire - FEEB SP/MS